Campanha Aniversário - Vales de Desconto Grátis - Saiba Mais
Pedido de Informações
Fechar

Problemas da Coluna Cervical

São frequentes as queixas de dores no pescoço e na coluna cervical?

Segundo estudos populacionais, 10% das pessoas reconhecem ter tido até três episódios de dores no pescoço, ao longo do último ano, e aproximadamente 70% foram ao médico devido a dores cervicais.


A que se deve esta frequência?

A coluna cervical – a parte superior da coluna vertebral, próxima do pescoço – é constituída por um dos sistemas articulares mais complexos do corpo humano. O pescoço executa mais de 600 movimentos por hora, número que está bastante alem da frequência de movimento de qualquer outra zona do sistema esquelético. As sete pequenas vértebras cervicais , com as suas diferentes articulações, ligamentos, cápsulas, tendões e músculos, não só desenvolvem essa função móvel, como também suportam a cabeça e protegem as artérias, o tronco e as raízes nervosas, para alem de colaborarem no perfeito funcionamento de sentidos como a visão, a audição e o olfacto. Finalmente, a coluna cervical participa de forma constante – e, por vezes, de modo forçado – em actividades tão quotidianas como gesticular, rir ou cantar, etc. As posturas do pescoço transmitem, claramente, muitos estados de ânimo: a sua flexão pode acompanhar a preocupação, a tristeza ou a depressão; e a sua extensão reflecte segurança e optimismo. Não é de estranhar, pois, que a consequência de uma tão intensa actividade seja, muitas vezes, o aparecimento de dores nesta zona.


Todas as vértebras cervicais são iguais?

Os dois pisos ou segmentos superiores – um formado pelo crânio e pela primeira vértebra cervical; e o outro pela primeira e segunda vértebras cervicais – são diferentes. A primeira vértebra é a que suporta o crânio e recebe, por isso, o nome de “atlas”, recordando o gigante da mitologia, que suportava o globo do mundo sobre as suas costas. A segunda vértebra cervical – “áxis” – possui uma apófise dentiforme, que se projecta para cima, formando um “pivot”, sobre o qual podem rodar a atlas e o crânio.


Que diferenças existem entre a coluna lombar e a cervical?

Em primeiro lugar, estão desenhadas de forma diferente: a primeira para suportar a carga e a segunda para permitir o movimento. As vértebras cervicais são mais pequenas e a sua forma anatómica mais complicada: também os discos intervertebrais são diferentes. Por ultimo, a afecção das raízes nervosas é mais frequente na coluna lombar.


Quais são as causas mais frequentes da dor cervical?

Entre as causas mais frequentes, contam-se: as pancadas e os movimentos bruscos; a artrose e o desgaste dos discos intervertebrais e das próprias vértebras cervicais; a afecção e contratura dos músculos, como o torcicolo; e por último, os estados de tensão emocional, como a histeria e a ansiedade.


Que sintomas são produzidos pela afecção das raízes nervosas da zona cervical?

Quando uma raiz nervosa da região cervical está afectada, produz-se dor, que segue um trajecto, mais ao menos definido, pelo braço, antebraço e mão, assim, como sensações de insensibilidade,. Ardor, frio e “formigueiros”. Outros sintomas são a perda da força e a diminuição do volume do braço ou da mão.


Como são as lesões provocadas pelos acidentes de viação, nos quais acontece um movimento brusco de flexão e extensão do pescoço?

Estas lesões – que, pela forma como se produzem, se designam por “golpe de coelho” – podem provocar desde um entorse ou distensão muscular, por vezes acompanhado de subluxação ou deslocamento de uma vértebra sobre outra, até uma gravíssima fractura.


Que sintomas produz uma artrose no pescoço?

Dois sintomas bem definidos: dor Mecânica, em determinadas posições e durante o movimento, a qual se atenua com o descanso; e limitação da mobilidade.


Como podem evitar-se as dores de pescoço produzidas pela artrose?

Evitando ou não forçando posturas que ocasionem dor, fazendo exercícios suaves, dormindo com uma almofada, que proporcione um bom suporte do pescoço, para alem da aplicação de calor local e da toma de analgésicos, quando necessário.


A osteoporose afecta a coluna cervical?

Sim, mas os efeitos que produz são pouco significativos, comparados com os que provoca na coluna dorsal e lombar.


O que é o torcicolo?

É uma dor intensa no pescoço, provocada pela contracção de um músculo, que impede o movimento da cabeça. Em geral, é benigno e de rápida resolução (dura apenas uns dias), nomeadamente com a aplicação de calor na zona e a administração de analgésicos e relaxantes. Em pessoas adultas, pode ser indicio de um prolapso discal ou de outra patologia.


Que outras doenças reumáticas podem afectar o pescoço?

A artrite reumatóide e as espondiloartropatias podem afectar, de forma significativa, a coluna cervical.


Que terapêutica é aconselhável para as dores de pescoço

A massagem, os exercícios simples de mobilização, a aplicação de calor local e a medicação podem ser, de facto, eficazes, acompanhados do uso de uma almofada durante o período da noite.


Quando é que deve usar-se um colar cervical?

Nos casos em que existe uma afecção cervical importante, como um entorse, uma fractura ou uma lesão de carácter infeccioso, o colar serve para aliviar a zona do pescoço. Deve usar-se, unicamente, nestas situações e apenas durante o tempo necessário, devido ao risco de contratura e atrofia muscular que o seu uso prolongado pode implicar.


Como se pode prevenir as doenças cervicais?

Mantendo um peso adequado à idade e à altura, bem como através da prática moderada de exercícios suaves, sobretudo dos que fortalecem a coluna. Nunca se deve forçar o pescoço em posturas inadequadas e devem evitar-se os movimentos bruscos. No trabalho ou no estudo, o pescoço deve permanecer apenas ligeiramente flectido, sendo conveniente mudar de postura de tempos a tempos, assim como procurar apoio para a cabeça, sempre que possível.
Se aparecerem dores ou incómodos, é recomendável aplicar calor na zona afectada e dar uma ligeira massagem, o que favorece o relaxamento muscular.
Se a dor não cede, é conveniente consultar um reumatologista, com o fim de se detectar, o mais precocemente possível, alterações do eixo vertebral, como escoliose ou outras anomalias mais graves. O especialista fará um acompanhamento adequado dos episódios traumáticos que afectam o pescoço – mesmo que, inicialmente , sejam banais – e adoptará as medidas oportunas, para que as alterações já presentes não progridam.
Estas observações são especialmente relevantes no caso das crianças. Seria importante, do ponto de vista pedagógico e social, ensinar as crianças as posturas mais adequadas e os desportos mais recomendados para a prevenção deste tipo de doenças.


Quando é que deve recorrer-se ao reumatologista?

Em primeiro lugar, deve consultar-se um clínico geral, perante uma dor localizada ou irradiada, que aumenta ou diminui com a actividade ou o repouso; também, se a dor se inicia após um traumatismo ou uma pancada, se é acompanhada de febre, mal-estar geral ou sintomas de angústia e nervosismos ou se as mãos “adormecem”. O médico avaliará esses sintomas e considerará o envio ao especialista. O reumatologista, uma vez estabelecido o diagnóstico, estudará a conveniência da participação do fisiatra, para iniciar o tratamento de apoio, muito importante na maioria das ocasiões. Se existirem, além disso, sintomas psicológicos ou neurológicos, requisistar-se-á a intervenção do respectivo especialista.



Partilhe: 

Veja também...

melhor colchão colunex

Conheça as melhores dicas para dormir melhor?

Sono e Saúde
Explore o Artigo
melhor colchão colunex

Qual o melhor colchão, almofada ou cama?

Produtos para Dormir Melhor
Explore o Artigo
sono e saude colunex ambiente Colchões

benefícios
Conheça os benefícios essenciais para um sono saudável e de que forma são oferecidos pelos colchões Colunex®. Aprenda a escolher o colchão ideal.

coleção
sono e saude colunex ambiente Almofadas

benefícios
Almofada enquanto complemento essencial no alcance de duas qualidades fundamentais para o sono saudável; postura e a hipo-alergenia.

coleção
sono e saude colunex ambiente Camas

benefícios
Camas que engrandecem a qualidade de sono, produzidas por um controlo interno único. Benefícios dos sommiers fixos, com arrumação e articulados.

coleção
sono e saude colunex ambiente Poltronas

benefícios
Conheça 5 características fundamentais e papel da poltrona terapêutica. Qualidades tecnológicas e benefícios para a saíde dos sistemas vibratórios.

coleção

Contacto

Encontre Lojas Oficiais, Revendedores & Hotéis

Solicite Tabela de Preços & Catálogos